De que está à procura ?

Mundo

Calças de ganga em leilão para ajudar os refugiados

Cem personalidades ligadas às artes doaram calças de ganga para um leilão organizado pelo portal Catawiki, cuja receita reverterá a favor das operações com refugiados do Comité Internacional de Resgate.

Em comunicado enviado à Lusa pela agência de comunicação Corpcom, em nome da plataforma de leilões Catawiki, na lista das 100 celebridades estão nomes como os atores Benicio Del Toro e Jeremy Irons, os cineastas Woody Allen e Pedro Almodóvar, os músicos Elton John, Mick Jagger e Tom Waits, ou as modelos Naomi Campbell e Claudia Schiffer.

O leilão solidário “Jeans for Refugees” (Calças de ganga para refugiados) junta 100 personalidades ao designer de moda Johny Dar, que transformou as peças de roupa em coleção artística.

O leilão começou esta sexta (http://leilao.catawiki.pt/JeansForRefugees-auction), com 15 calças de ganga, que pertencem a Sharon Stone, Pink, Elle Macpherson, Emma Watson, Lily Allen, Eva Longoria, Heather Graham, Kate Moss, Joan Smalls, Alicia Vikander, Sofia Coppola, Rachel McAdams, Zoe Saldana (na foto), Tal e Jessica Hart.

De acordo com o comunicado, os restantes pares de calças vão ser licitados ao longo dos próximos 100 dias. A iniciativa “Jeans for Refugees” vai culminar numa exposição, na galeria londrina Saatchi, e num jantar de gala, em data a anunciar.

O artista Johny Dar vai também pintar um conjunto de calças de ganga, ao longo de dez dias ininterruptos, num campo de refugiados, “com o propósito de destacar a resistência e a determinação necessárias aos milhões de refugiados que anseiam por completar a sua viagem e cumprir o sonho comum de um novo lar e um novo começo”, segundo a nota.

“A crise dos refugiados tem-nos impactado a todos – mexe connosco e preocupa-nos”, reflete Johny Dar, citado no comunicado.

Segundo disse à Lusa Cátia Gil, da agência de comunicação Corpcom, a iniciativa poderá ultrapassar o milhão de euros, já que cada par de calças tem um valor médio estimado de dez mil euros.

O Comité Internacional de Resgate (International Rescue Committee), criado em 1933 para reconstruir zonas de guerra e ajudar refugiados em mais de 40 países, apoia milhões de pessoas em todo o mundo, desde o momento em que são forçadas a abandonar as suas casas à reinstalação e integração nos países de acolhimento.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA