De que está à procura ?

Comunidades

Caixa: comunidade do Luxemburgo queixa-se de diferença de tratamento

Os representantes eleitos pelos Luxemburgo do Conselho das Comunidades Portuguesas, Rogério Oliveira e João Verdades dos Santos, lamentam e criticam a decisão de encerramento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no Luxemburgo, “a qual aparece já como facto consumado ao contrário de França”.

Em comunicado enviado esta terça-feira às redações, os conselheiros lamentam que a decisão tenha sido tomada em período de férias das comunidades portuguesas, “assim apanhando muitos dos clientes de surpresa, como que se quisesse esconder dos clientes esta tomada de decisão, por parte da administração da CGD.

Os conselheiros comparam a situação no Luxemburgo com a francesa, afirmando “que por parte do Governo de Portugal, não existiu o mesmo interesse em interceder pela comunidade, tal como o sucedeu em França”, e citam o Secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, que na sua página Facebook, no dia 26 de Julho, declarou que “a estabilidade da operação em França fica assegurada, em benefício da comunidade portuguesa e dos trabalhadores da CGD em França”.

Rogério Oliveira e João Verdades dos Santos, na nota que assinam em conjunto, perguntam se a comunidade que representam não merece o mesmo tratamento dos portugueses residentes em França, e “se as remessas de capital enviadas para Portugal não interessam ao desenvolvimento da economia, direta ou indiretamente, também pela cobrança de receitas fiscais derivadas de investimentos feitos a partir dessas remessas?”.

“Esta decisão vai afetar clientes do segmento retalho que sempre trabalharam e usaram a CGD, desde que foi criada, bem como as PME’s e associações que que usam esta entidade bancária portuguesa, detida pela Estado”, consideram, acrescentando que encerrar as agências da Caixa no Grão-Ducado “significa cortar uma ponte que poderia unir Luxemburgo a Portugal”.

Veja abaixo uma entrevista concedida ao BOM DIA pelos dois conselheiros na semana passada e em que o principal tema foi o encerramento da Caixa no Luxemburgo.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA