De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Cabeceiras de Basto: este ano não vai reconhecer a praia da Ranha

As obras de renaturalização da “praia da Ranha”, em Abadim, Cabeceiras de Basto, um investimento de perto de 200 mil euros, foram inauguradas este sábado.

Em comunicado, o município acrescenta que as obras permitiram a requalificação fluvial, a estabilização das margens, o restauro da galeria ripícola e a consequente reabilitação ecológica.

Permitiram ainda o ordenamento da circulação pedonal, a criação de estacionamento e a colocação de iluminação.

Na zona arborizada, procedeu-se à instalação de equipamentos de lazer, como um campo de voleibol de praia, uma mesa de pingue-pongue e um parque de merendas.

O município sublinha que as soluções escolhidas para a obra recorreram principalmente à utilização de materiais e recursos naturais como madeira, pedra e fibras de coco, contemplando, ainda, a aplicação de material vegetal autóctone.

Paralelamente, foi reabilitado o edifício de apoio à praia – bar e balneários – e foram efetuados trabalhos de manutenção, limpeza, reboco e pintura da ponte na Ranha e muro de suporte da estrada nacional.

Estas obras beneficiaram de um apoio financeiro de 130 mil euros da Iberdola, empresa que em 2014 celebrou com o Estado o contrato de concessão para a construção dos aproveitamentos hidroelétricos de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões.

  • José Teixeira

    —aproveito para dar os meus parabéns ao atual presidente da Camara Municipal de Cab. Basto pela obra realizada, pois, todos os anos era intervencionada sendo gasto dinheiro do erário publico sem qualquer resultado, até que enfim apareceu com a mentalidade do Marquês de Pombal e fez algo para o futura e com isso ficando mais barato e com obra de qualidade…