De que está à procura ?

Colunistas

Buldogues, pitbulls ou cães demoníacos?

Buldogue: cão de raça inglesa, feios e maus, tem a boca larga, os lábios pendentes e o nariz levantado. Estes cães são demoníacos. Talvez esta seja a descrição desta raça de cães. Jornais e televisões tem ultimamente noticiado certos acontecimentos e que feriram e mataram pessoas. No entanto isso me levou a escrever este artigo para esclarecer os porquês da realidade.

Esta raça de cães buldogue foram criados pelo mesmo Criador que criou a nós humanos, e toda a sua criação é perfeita; muitos os buldogues tem sido vítimas de donos e pessoas que agem de maneira totalmente errada. Por essa razão muitos donos, e de muitas outras pessoas irresponsáveis, qualificaram esta raça de cães ao que poderíamos comparar por vezes a uma bomba relógio. Por isso surge a pergunta: Por que alguns são ferozes e outros são mansos?

Em tempos recentes, esses buldogues ganharam manchetes em Portugal. Foram pintados como cães temidos, ferozes que atacam, dilaceram e matam pessoas. São esses cães ferozes por sua natureza, ou será que donos ferozes, talvez possessos de demónios, os fazem ficar ferozes? Tornaram-se esses pitbulls cães ferozes através de cruzamentos premeditados, ou do treinamento? Talvez se desse o mesmo com esses cães , como se dá como muitas pessoas, que cultivam certas características como sendo animalescas.

Nas lutas sanguinárias desportivas de cães, o pitbull é considerado “o cadilaque“ dos cães. Isto por causa de sua forca, agilidade, tenacidade e ferocidade. Certo jornal certa vez noticiou no Canadá, dizendo que o pitbull foi criado para matar outros cães. Esta afirmação é errada!

No entanto se admite que o pitbull tem um código genético que o torna um animal muito imprevisível. Mas foi na década de 1800 que os mineiros de carvão do condado de Staffort cruzaram seus cães visando a luta de cães. Os buldogues da actualidade, tem uma linhagem que remonta àquela época. Daí o que se esperaria dessa raça tanto prejudicada pelo homem?!

Daí os legisladores em todo o mundo estão tentando resolver o problema por instituir e aplicar vários regulamentos. Em várias partes do mundo donos de pitbulls são obrigados a fazer um seguro de alto risco e tem que pagar impostos altos para terem esta raça de cães.

Segundo a Lei de Deus dada ao antigo Israel, animais perigosos tinham de ser mantidos sob guarda. Se se permitisse que um animal perigoso andasse solto, o dono do animal seria responsabilizado pelos danos que este causasse. Se o animal matasse uma pessoa, o dono teria culpa de sangue, o que lhe poderia custar a vida, veja êxodo 21:29. Daí aprendemos a lição de se tomarem as necessárias medidas para manter sob controle cães agressivos e imprevisíveis, ou então não possuí-los.

Os buldogues não são cães demoníacos. Alguns donos é que tem agido como pequenos demónios. É verdade que esta raça é mais difícil de controlar, e em alguns casos até se podem tornar perigosos. Mas esta, não é a principal e original personalidade destes caninos. O carácter do cão é moldado pelo seu dono! Os queridos buldogues não nasceram assassinos! Mas donos assassinos fizeram de muitos dos pobres cães, uns cães perigosos e assassinos!

Ainda hoje a maioria dos buldogues são animais muito dóceis.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA