De que está à procura ?

Europa

Brexit: Empresários com dificuldades para preencher vagas de trabalho

Os empresários britânicos estão a enfrentar dificuldades em preencher vagas de trabalho nas suas empresas devido a uma desaceleração da chegada de trabalhadores da União Europeia (UE) desde o Brexit. As conclusões são de um estudo da autoria do instituto económico Chartered Institute of Personnel and Development (CIPD).

A investigação realizada a mais de 1.000 empresas, constatou que a entrada de cidadãos europeus diminuiu quase pela metade no quarto trimestre de 2016, que registou 30.000 entradas.

“Os dados sugerem que o declínio do número de entradas de cidadãos europeus (que vêm trabalhar no Reino Unido) poderia aumentar as dificuldades de recrutamento neste ano”, referiu a CIPD no seu relatório sobre o estado do mercado de trabalho do Reino Unido.

Mais de um quarto das empresas inquiridas acreditam que os europeus estão a considerar deixar os seus postos de trabalho e/ou o Reino Unido neste ano. Segundo o instituto, cerca de 2,26 milhões de cidadãos da UE trabalham atualmente no Reino Unido.

O número de vagas no Reino Unido já está acima dos níveis médios e o estudo observa que a desaceleração nos últimos meses poderá ter um grande impacto nos setores que empregam trabalhadores com poucas qualificações, nomeadamente nas vendas, nos hotéis e na restauração, que empregam muitos cidadãos europeus.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, que prometeu lançar as negociações de saída do Reino Unido da UE até março, tem repetido que deseja garantir os direitos dos cerca de três milhões de cidadãos europeus que vivem no Reino Unido, para que os 1,2 milhões de britânicos que vivem na UE também tenham estes direitos assegurados.

No entanto, a incerteza sobre os termos do futuro acordo entre Londres e Bruxelas levou alguns cidadãos europeus a considerarem voltar para a Europa continental.

Mais de 400 mil portugueses vivem atualmente no Reino Unido, que nos últimos anos foi o principal destino da emigração nacional.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA