De que está à procura ?

Desporto

Benfica goleia Belenenses

Benfica's head coach Rui Vitoria reacts during the First League soccer match against Belenenses at Restelo Stadium, in Lisbon, Portugal, 5 February 2016. MARIO CRUZ/LUSA

O Benfica impôs uma goleada ao Belenenses, por 5-0, em jogo da 21.ª jornada, no qual brilhou a dupla atacante benfiquista Jonas e Mitroglou.

Os bicampeões saíram para o intervalo com uma vantagem mínima, graças ao tento de Mitroglou, aos 41 minutos, mas, no segundo tempo, sentenciaram a goleada, por Jonas, aos 53 e 87, e novamente pelo avançado grego, que completou o primeiro ‘hat-trick’ com a camisola das ‘águias’, aos 58 e 76.

Em vésperas de receber o FC Porto, na próxima jornada, e o Zenit, para os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, o Benfica vai passar o fim de semana instalado na liderança do campeonato, agora com mais um ponto do que o Sporting, que apenas joga na segunda-feira, com receção ao Rio Ave.

O técnico benfiquista, Rui Vitória, manteve o ‘onze’ que tem sido mais utilizado nas últimas partidas, embora tenha sido obrigado a mexer no centro da defesa, lançando o sueco Lindelof, que se estreou a titular em jogos do campeonato, dada a indisponibilidade física de Lisandro López e Luisão.

Do lado dos ‘azuis’, Julio Velázquez tinha avisado que não iria utilizar um ‘autocarro’ e voltou a surpreender, optando por colocar o médio Rúben Pinto no eixo defensivo, ao lado de Gonçalo Brandão, e oferecendo a titularidade ao último reforço de inverno, o internacional colombiano Abel Aguilar, que chegou ao Restelo no início da semana.

Ainda muitos espetadores estavam a sentar-se nas bancadas do Estádio do Restelo e já Gaitán desperdiçava uma soberana ocasião, surgindo dentro da área e atirando ao lado, quando tinha tudo para abrir o ativo.

Pouco depois, Jonas obrigou Ventura a aplicar-se, enquanto a resposta dos ‘azuis’ surgiu à passagem dos 20 minutos, numa tentativa de longe de Carlos Martins, que passou ligeiramente ao lado.

Nesta altura, mesmo com o domínio do jogo, o Benfica começava a revelar algumas dificuldades para ‘furar’ a defensiva adversária, razão pela qual André Almeida acabou por recorrer à meia distância, ficando próximo de um grande golo.

Ainda assim, as ‘águias’ conseguiram mesmo ir para o intervalo em vantagem, uma vez que, aos 41 minutos, Mitroglou correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Pizzi e inaugurou o marcador, marcando pela quinta vez consecutiva na I Liga, num lance em que Ventura parece mal batido.

Nos primeiros segundos da etapa complementar, Ventura foi obrigado a nova intervenção, desta feita num remate de Pizzi, na antecâmara do segundo tento benfiquista, apontado por Jonas.

Contudo, os ‘azuis’ quase ‘reentraram’ no jogo logo de seguida, não fosse a enorme intervenção de Júlio César perante um isolado Juanto Ortuño, sendo que o Benfica não perdoou o desperdício alheio e ampliou a contagem, na sequência de um pormenor decisivo de Pizzi, que permitiu a Mitroglou apontar o 500.º golo da presente edição da I Liga.

Apesar da desvantagem volumosa, o Belenenses não virava a ‘cara à luta’ e, no espaço de cinco minutos, esteve perto de reduzir a margem, primeiro por Miguel Rosa, que atirou ao lado, e depois por Carlos Martins, que proporcionou a defesa da noite a Júlio César.

Se o guardião brasileiro foi decisivo nos momentos exatos, mantendo a baliza inviolada, Mitroglou e Jonas também o foram, mas no extremo oposto do campo, ‘castigando’ ainda mais os ‘azuis’ no último quarto de hora.

O internacional grego acabou mesmo por completar o ‘hat-trick’, depois um soberbo calcanhar de Gaitán, antes de Jonas, a três minutos do final, cimentar a liderança dos goleadores do campeonato, agora com 23, ao concluir uma combinação entre André Almeida e o recém-entrado Carcela.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA