De que está à procura ?

Desporto

Benfica e Porto defrontam-se separados por três pontos

Benfica e FC Porto venceram sábado os seus adversários da 29.ª jornada da I Liga de futebol, Belenenses (2-1) e Académica (1-0), respetivamente, e vão defrontar-se na próxima ronda, na Luz, separados por três pontos.

A jogarem à mesma hora, o líder Benfica foi o primeiro a chegar à vantagem, por Jonas, aos 06 minutos do jogo com o Belenenses, no Restelo, logo seguido pelo tento do ‘dragão’ Hernâni, aos 12, na receção do FC Porto à Académica.

Se, por um lado, a vantagem mínima de 1-0 não se alterou até ao final do jogo entre o FC Porto e a Académica, no Dragão, já no Restelo, o Benfica dilatou para 2-0, novamente por Jonas, aos 60 minutos.

Com os dois golos marcados ao Belenenses, o brasileiro Jonas passou a somar 16 na lista dos melhores marcadores da I Liga, apenas a um do colombiano Jackson Martinez, do FC Porto, que lidera com 17, e que ainda foi chamado a jogo por Julen Lopetegui.

Com menos de 72 horas de descanso após vencer o Bayern Munique, por 3-1, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto apresentou uma equipa de recurso, com o objetivo de assegurar os serviços mínimos da vitória.

Julen Lopetegui, com o jogo de terça-feira com o Bayern Munique em mente, bem como o da próxima jornada com o Benfica – decisivo para as contas do título –, operou nove alterações em relação ao último ‘onze’, em que sobraram apenas o guarda-redes Fabiano e o defesa Alex Sandro.

O lateral Danilo e o médio Herrera, no limite disciplinar por culpa dos cartões amarelos que já viram, e por isso mesmo com a possibilidade de falhar o próximo jogo se tivessem jogado, não chegaram a ser incluídos na ficha de jogo.

A 29.ª jornada da I Liga principiou sexta-feira com o ‘derby’ do Minho, em que o Vitória de Guimarães foi superior ao Sporting de Braga, vencendo por 1-0, com um golo de Ricardo Valente, aos 66 minutos.

Com este resultado, o Vitória de Guimarães, que ficou mais folgado no quinto lugar da I Liga, dada a derrota do Belenenses (sexto), não só impediu o Sporting de Braga de se instalar de forma confortável no quarto lugar da I Liga como se mantém na perseguição aos ‘arsenalistas’, que ficaram agora à distância de sete pontos.

A jornada prossegue domingo com os jogos Paços de Ferreira-Moreirense, Gil Vicente-Rio Ave, Penafiel-Arouca, Vitória de Setúbal-Estoril e Sporting-Boavista e encerra na segunda-feira com o dérbi insular entre o Marítimo e o Nacional.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA