De que está à procura ?

Motores

Avensis: um Toyota com alma de BMW

O topo de gama da Toyota foi mudado para se integrar melhor no novo “look”. Ainda não é desta que o Avensis tem direito a uma versão híbrida, como acontece com quase todas as restantes gamas Toyota presentes na Europa, perdendo até o direito aos (bons e fiáveis) motores da casa para, em vez deles, ver as suas propostas diesel a serem preenchidas por motores de outra marca. a BMW. Em troca, a Toyota está a ensinar aos alemães como se fazem carros híbridos.

O Avensis apenas tem nas suas versões diesel o bloco de 1.6 litros com 112 CV (270 Nm) e o 2.0 de 143 CV (320 Nm), ambos rebatizados com a habitual designação da marca janponesa: D-4D.

A Toyota trabalha com níveis de acabamento que representam diferentes pacotes de opções, ou seja, Active, Comfort, Dynamic e Premium.

O BOM DIA ensaiou o topo de gama em versão carrinha na sua variante Premium. Assim, esta Avensis tem todos os “gadgets” necessários para concorrer com modelos equivalentes e um interior que não tem inveja de nenhum carro ou carrinha do segmento. Destaque-se o ecrã tátil de oito polegadas que domina o novo tablier e que dá acesso a tudo, do rádio ao ar condicionado. O ecrã é tão grande e tão multifuncional que, no início, se pode revelar invasivo.

Os acabamentos cinzentos e cromados na consola central, o sistema mãos-livres, os bancos em pele parcial e calhas na bagageira com ganchos de fixação de carga na carrinha são alguns dos “mimos” desta versão da Avensis.

avensis_details_15_dpl_2015

Quem tiver uma fixação inexplicável por motores a gasolina terá à disposição um bloco de 1.6 litros Valvematic com 4 cilindros, 132 CV de potência e 160 Nm de binário, cuja média de consumo de 6,1 litros aos cem não consegue igualar os económicos 4,2 litros anunciados para o 1.6 D-4D nem os 4,6 l/100 que consome o 2.0 D-4D.

A nível dinâmico, o Avensis teve vários melhoramentos de suspensão, nomeadamente novos amortecedores e barras estabilizadoras mais grossas, que o tornam mais preciso em curva. A direção também ajuda e a caixa tem um “feeling” mais alemão…

O veículo que a garagem Toyota ByLentz nos disponibilizou incluía também o pacote Toyota Safety Sense que tem um sistema de pré-colisão com travagem autónoma de emergência, o controlo automático dos máximos, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e o alerta de mudança de faixa.

Já pode comprar um Avensis a partir de 23.850 euros no Luxemburgo, preço mais interessante na Euorpa e que em Portugal é impossível. Este novo topo de gama da Toyota é vendido a 29.890 em terras lusitanas na sua versão mais modeta. Em Portugal o preço máximo para uma versão Premium, como aquela que ensaiámos, com motor a gasóleo de 2.0 chega a 42.210 euros.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA