De que está à procura ?

Portugal

Associação Turismo Porto e Turismo Norte unidas para promover região

A Associação de Turismo do Porto e Norte e a Turismo do Porto e Norte de Portugal anunciaram esta quinta-feira que a Fitur 2018 é o marco para trabalhar no futuro de “mãos dadas” numa nova estratégia política turística.

“Estamos de mãos dadas a lutar para potenciar esta região e o grande slogan é estamos de mãos dadas, entidade regional e Associação de Turismo do Porto, para promover a região Norte”, avançou hoje à Lusa o novo diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN), Rui Gonçalves, referindo que a promoção externa vai ser trabalhada em conjunto com a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), no sentido de “potenciar cada vez mais a região Norte e Portugal”.

Segundo Rui Gonçalves, “a grande mudança” começou nesta 38.ª edição da Fitur de Madrid e vai continuar já na próxima semana onde vão estar em Dublin (Irlanda) com a TPNP e a ATP articulados para haver “uma mensagem comum” e trabalharem “em conjunto nos canais de promoção da região dentro e fora de Portugal”, assumindo que na Bolsa de Turismo de Lisboa a “estratégia de trabalhar em parceria vai ser igual”.

Melchior Moreira, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, assumiu, por seu turno, que a união hoje anunciada é uma “boa notícia para a região” e para o “setor privado essencialmente”.

Embora admita que ainda não seja possível em termos estratégicos e em termos globais assumir uma só voz, Melchior Moreira defende a promoção da região nesses moldes, porque, recorda, tem sido essa a “práxis e um desses exemplos é o da Fitur, onde o ‘stand’ da TPNP está integrado com a ATP e com todos os ‘players’ nacionais e internacionais”.

“Esta sinergia, de mãos dadas, não pelas nossas associações, mas pelos nossos privados e pela região, não são o exemplo que queremos dar a Portugal, mas à Europa, e vamos consegui-lo”, considerou o presidente da TPNP.

A Fitur é “o marco deste início de uma nova relação, institucional, forte, perfeitamente alinhado. Acho isso extremamente positivo do ponto de vista de uma nova estratégia política do ponto de vista turístico”, disse à Lusa Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, referindo que, do ponto de vista de promoção externa comum, vão ter “perto de um milhão de euros” para o ano de 2018, dos quais “250 mil euros são Porto e Norte”.

“A Fitur é o primeiro resultado de uma alteração do ponto de vista estratégico da relação entre a Associação de Turismo do Porto e Norte e o Porto e Norte. Comungamos de uma estratégia comum, unida e, portanto, temos neste momento um foco perfeitamente definido e integrado, que é extremamente positivo do ponto de vista de toda a região Norte, porque o Porto não vive sem a região Norte e a região Norte não consegue viver sem o Porto e as duas coisas em separado não fazem sentido rigorosamente nenhum”.

A Câmara do Porto tem uma estratégia de turismo macro, que depois em termos operacionais é efetuada a partir da ATPN, a quem a Câmara do Porto delega a execução.

A feira anual Fitur, que decorre como é hábito, no espaço Ifema Feria de Madrid, encerra no domingo, dia 21 de janeiro e estima-se que receba cerca de 100 mil pessoas ao longo dos cinco dias do evento, que junta cerca de dez mil empresas de 165 países e regiões.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA