De que está à procura ?

Colunistas

Ashton Kutcher dá dicas para ser-se bem-sucedido (em investimentos)

Ashton Kutcher, de 38 anos, é um dos actores mais bem pagos da actualidade e, por isso, pode bem permitir-se possuir alguns luxos na vida, como ter um super carro com motorista privado. Sim, na sua atitude cool, recorre ao Uber. Porquê? Há cinco anos, ele e o seu colega Guy Oseary (43 anos), produtor musical de Madonna e dos U2, investiram cerca de 500.000 dólares nessa então “startup” de boleias. Tendo adquirido uma fatia minoritária do aplicativo de transporte privado urbano, hoje vale mais de 100 vezes o valor investido. Que tal? Mas Kutcher não se contém, pois neste carro, ele é o chefe. “Na verdade, não estamos a abalar as empresas de táxi, estamos a mexer com a ideia de ser-se dono do carro”, diz Kutcher.

E não se ficaram por aí. Sócios na firma de investimentos A-Grade Investments, já fizeram render o seu dinheiro no Airbnb, Spotify, Pinterest, Shazam, Warby Parker e apostaram em “startups” valiosas e ainda em formação, como Zenefits e Flexport. Como se pode provar (e comprovar), esta dupla não só pratica arte com excelência, mas também sabe de empreendedorismo. O portfólio de Kutcher e de Oseary totaliza mais de 70 investimentos.

Por isso, achei por bem partilhar estas dicas, já que estamos a começar um novo ano. E embora sejam originalmente direccionadas para o investimento, podem muito bem ser aplicadas em vários outros aspectos da nossa vida. Ora vejam…

0318_ashton-kutcher-guy-oseary_1200x675-1200x675

1 – Aposte em si mesmo
“Eu prefiro apostar em mim sempre que posso elevar uma marca, aportar algo, mais do que, basicamente, ficar na retaguarda da empresa”, defende Kutcher

2- Avance com ousadia

Não tenha medo de ignorar os pensamentos convencionais. Oseary explica que quando Ashton lhe apresentou a Airbnb, ele fez tudo o que não se deve fazer: apostou cada cêntimo do que tinha na empresa.

3- Esteja sempre disponível
Mesmo tratando-se de Ashton Kutcher, ele procura estar sempre disponível para os fundadores das em+resas em que investe. “Cada um dos nossos parceiros tem os nossos telefones ao alcance da mão. Eles podem entrar em contacto a qualquer momento das 24 horas do dia”, explicou.

4- Se não acrescentar valor, saia
Kutcher diz lembrar-se de quando recusou a parceria da Airware, uma companhia responsável por sistemas operacionais de drones, apesar de ter gostado muito. “Para aplicar a sua habilidade, é preciso entender o que se está a fazer. O espaço que se ocupa sem acrescentar muito pode ser usado por alguém que tem fibra e entende do mesmo”, afirmou Kutcher.

5- Mantenha sempre a mente aberta
“Boas ideias fluem de lugares inesperados. É preciso manter a mente aberta para novas propostas, novos negócios e visões”, disse Oseary.

6- Faça a diferença

Se os retornos são grandes, isso é fantástico. E se eles não forem, é bom também. “Nós devemos passar o tempo de nossas vidas a fazer algo que gostamos e fazendo com que as nossas ações tornem o mundo um lugar melhor, com pessoas melhores”, afirmou Kutcher.

E tenham um bom 2017!

0x900

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA