De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Andebol: Portugal goleia Kosovo no play-off de acesso ao Mundial

A seleção portuguesa de andebol conseguiu, este sábado, a segunda vitória no Grupo 4 de qualificação para o Play-off do Mundial de 2019, batendo o Kosovo, por 36-22, e vai disputar o apuramento com a Polónia, no domingo.

Apesar dos números expressivos do triunfo final, a equipa das ‘quinas’ até não entrou bem, permitindo que o adversário ganhasse algum avanço no marcador, que acabou por ser anulado, a partir do quarto de hora, quando Portugal imprimiu velocidade.

Depois da vitória da véspera, também por uma margem ‘gorda’, sobre o Chipre (47-17), a equipa lusa conseguiu o principal objetivo de somar golos às suas contas no grupo, que podem ser importantes para o derradeiro duelo sobre a Polónia.

Recorde-se que os polacos tinham, também no jogo inaugural do grupo, batido o Kosovo, mas por 30-19.

Também nesse duelo com a Polónia, os kosovares tinham entrado bem no desafio, repetindo a garra inicial nesta partida com Portugal, criando inesperadas dificuldades para a formação nacional, que demorou a adaptar-se.

Aos 10 minutos, Portugal perdia por uma diferença de três golos (3-6), no que acabou por ser o ‘clique’ para que os lusos despertassem e começassem a mostrar o seu real valor.

Impulsionado pela meia distância de Gilberto Duarte e por uma série de defesas decisivas de Humberto Gomes na baliza, Portugal começou a operar a reviravolta, percebendo que sempre que imprimia velocidade nas transições deixava o adversário em apuros.

Não surpreendeu, por isso, que aos 25 minutos, a vantagem da equipa das ‘quinas’ fosse já de 15-9, começando a desenhar-se um triunfo expressivo, e com golos de belo efeito.

Na segunda parte, o selecionador Paulo Pereira optou por dar oportunidade a alguns dos jogadores mais jovens, que justificaram a confiança. Trabalharam para o avolumar do resultado, aproveitando alguma quebra física do adversário.

Alexandre Cavalcanti, com quatro golos, além da eficácia de Pedro Portela e Miguel Martins, ambos com cinco remates certeiros, mereceram especial destaque, contribuindo para que aos 38 minutos a vantagem lusa dobrasse o pecúlio do Kosovo, para uns esclarecedores 22-11, numa toada que praticamente se manteve até ao final.

No domingo, Portugal defronta a Polónia, principal rival na luta pelo apuramento para a fase seguinte, numa partida que está agendada para as 18:00, também no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.