De que está à procura ?

Colunistas

“Velhinho das barbas” regressa nos 60 anos da Longa Vida

A Longa Vida está a comemorar os seu 60 anos de existência. E resolvi falar desta marca por se confundir com a própria história do iogurte em Portugal. Ora leiam…

Recuemos até 1957, quando três familiares do Porto decidiram comercializar lotes de manteiga e queijo proveniente dos Açores. Certo dia, um dos sócios teve uma enorme dor de dentes, o que o levou até ao dentista. Prescrevendo evitar sólidos por tempo prolongado, o dentista aconselhou-o a experimentar o iogurte, produto pouco comercializado na época. A prova desta nova, deliciosa e fresca iguaria fê-lo convencer a restante equipa a criar o Iogurte Vitaminado Longa Vida, acompanhado pela imagem do “Velho das Barbas”. Inicialmente, entrou apenas nas farmácias, mas rapidamente deu o pulo para as mercearias (na altura ainda não havia supermercados). O sucesso foi tal que o negócio facilmente cresceu do Porto para toda a região Norte e dali para o resto do país.

iogurte longa vida antigo

No decorrer do aumento do comércio de iogurtes em solo luso, a Longa Vida foi integrada em 1993 na multinacional Nestlé e hoje é uma das marcas que tenta fazer frente à Danone, líder do mercado. Denote-se que o mercado de iogurtes, no nosso país, tem vindo sempre a aumentar e hoje cada pessoa consome, em média, entre 16 a 18 kg de iogurte por ano. É obra!

A clássica imagem do velhinho, com ar saudável e bonacheirão, quase a fazer inveja ao Pai Natal da Coca Cola, tinha deixado de vigorar na marca. Com a constante mudança de imagem das marcas, dos seus logos e respectivo packagings, o velhinho barbudo perdera importância. Até hoje!

O célebre velhinho das barbas, verdadeiro ícone da Longa Vida, está de regresso nas mais recentes embalagens dos iogurtes da marca, agora detida pela Nestlé, para assinalar o seu 60º aniversário. E os icónicos copos de vidro também estão de volta. A marca decidiu lançar esta edição vintage porque sente que a marca ainda tem muito para dar. Estou certo de que sim! Pois a imagem do seu velhinho inspira confiança e saúde.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA