De que está à procura ?

Lifestyle

São Pedro do Sul: um 2017 cheio de propostas turísticas

O concelho de S. Pedro do Sul vai acolher, ao longo do ano, mais de uma centena de eventos em áreas como a gastronomia, desporto, cultura e termalismo, avançou fonte da autarquia local.

A gastronomia é uma das áreas em destaque na programação para este ano, depois de S. Pedro do Sul ter recebido, em outubro do ano passado, o galardão de terra de culinária 2017.

“A ideia é promovermos, ao longo deste ano, os nossos produtos autóctones de excelência através de atividades que chegassem ao maior número de pessoas, dando a conhecer tudo o que temos de bom ao nível da gastronomia, revelou a vereadora da Câmara de S. Pedro do Sul, Teresa Sobrinho.

Durante a apresentação da programação, que decorreu ao longo da tarde de hoje em três locais distintos – primeiro no Balneário Rainha Dona Amélia, depois em Covas do Monte e por último em Carvalhais – Teresa Sobrinho informou que a Feira da Vitela de Lafões terá lugar em Manhouce, nos dias 20 e 21 de maio.

“Teremos o ‘Vitela.Prove’, em que através da nossa vitela de Lafões certificada realizaremos receitas com chefes de reconhecido valor nacional, que interpretem outras receitas utilizando a nossa vitela. Teremos também o concurso culinária ‘O chefe sou eu’, que irá premiar a melhor criação em termos de termos de entradas, prato principal e sobremesas”, referiu.

Nesta vertente, destaque ainda para o Festival do Feijão, que terá lugar em setembro, com a iniciativa “Com Feijão”, em que as variedades únicas de feijão servirão para reinterpretar receitas, por parte de chefes reconhecidos.

De 16 a 23 de dezembro chegará o workshop de doces de Natal típicos da região, tendo ainda sido lançado um repto aos restaurantes locais para que, no último fim de semana de cada mês, já a partir de março, tenham sempre no seu menu receitas relacionadas com a carta gastronómica de Lafões.

“Lançámos também o repto aos agrupamentos de escolas para que nas suas cantinas tenham pratos da carta gastronómica de Lafões, para os alunos conhecerem a tradição das suas terras. Assim, uma vez por mês, as cerca de mil crianças poderão provar pratos típicos”, informou.

Na vasta programação prevista para este ano, que visa potenciar a vinda de pessoas ao concelho, figura ainda a aposta na atividade regular do Cine Teatro, com pelo menos uma atividade mensal, em áreas como o teatro e a música, para além do espetáculo ‘Stand Up Comedy’ de Fernando Rocha, a 23 de julho.

Num concelho de termas, destaque para a realização do Festival da Água, de 25 a 27 de agosto, e do evento “Aquae Sulis”, que propõe a 29 e 30 de julho uma viagem aos tempos em que a Rainha D. Amélia veio pela primeira vez a S. Pedro do Sul fazer tratamentos termais.

Na área do desporto, o vice-presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Pedro Mouro, destacou a realização do Portugal MTB, de 10 a 15 de abril, para os amantes de bicicleta de montanha, as Termas Andebol CUP de 11 a 14 de abril e um torneio de futsal da TAP, de 26 a 29 de maio.

O concelho irá também acolher Conferência Europeia de Geoparques, que terá “a presença de mais de 400 pessoas oriundas de todos os países da Europa”.

Pedro Mouro aproveitou a ocasião para vincar que o município de S. Pedro do Sul pretende apostar cada vez mais na valorização das serras, turismo de natureza e aldeias típicas, tendo candidatado às Sete Maravilhas de Portugal, na categoria aldeias, as aldeias da Pena, Covas do Monte e Manhouce.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA