De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Desporto

Sabia que o atleta mais medalhado do mundo é português?

Lenine Cunha, um português de 35 anos, já conquistou 197 medalhas em competições internacionais, quer seja campeonatos da Europa, campeonatos do Mundo ou Jogos Paralímpicos, no desporto adaptado, ele que compete nas provas de deficiência intelectual.

Nos primeiros Jogos Europeus que decorreram em Paris, a RFI teve a oportunidade de falar com o desportista que começou por abordar o seu objectivo a curto prazo, chegar às 200 medalhas, do futuro que espera passar pelos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, mas igualmente das dificuldades que os atletas têm no Desporto Adaptado que conta com várias categorias.

Recorde-se que nos Jogos Paralímpicos de Londres de 2012, Lenine Cunha arrecadou a medalha de bronze no salto em comprimento. Já nos primeiros Jogos Europeus que decorreram em Paris de 16 a 21 de Julho de 2018, conquistou cinco medalhas, duas de prata e três de bronze. No que diz respeito à missão portuguesa em Paris acabou com 26 medalhas conquistadas: 5 de ouro, 13 de prata e 8 de bronze.