De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Portugal

Sá Carneiro: melhor aeroporto da Europa vai ser maior

A ANA anunciou fortes investimentos no Aeroporto do Porto. A gare vai ter ainda este ano uma nova área de controlo de segurança, a pista prepara-se para aumentar o número de movimentos, haverá mais pontos de check-in e também a área de carga se prepara para a retoma económica, revela o site da cidade do Porto.

O aeroporto deverá este ano crescer mais 20% e a ANA garantiu que tem “no pipeline” o conjunto de obras necessárias para que o aeroporto possa responder às necessidades da região.

O anúncio decorreu durante uma cerimónia de comemoração do prémio de Melhor Aeroporto da Europa recebido este ano pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com a presença do Ministro do Planeamento, Pedro Marques.

Na sua intervenção, Rui Moreira lembrou que é muito mais difícil ter níveis de satisfação quando se cresce e quando se faz alguma coisa. “Quando nada se faz, ninguém critica. Claro que os Velhos do Restelo que ultimamente acordaram na cidade, queriam que nada se fizesse”, disse

Já o governante disse que, além do sucesso do aeroporto, “hoje celebramos o sucesso do País”, sublinhando a “dinâmica do Porto que, fruto dos seus agentes económicos e sociais e das suas autoridades públicas soube captar investimento”. Segundo Pedro Marques, os investimentos imediatos da ANA no Aeroporto do Porto orçam em 55 milhões de euros.

O Ministro deu ainda os parabéns, nomeadamente, à Câmara do Porto “porque tem sabido liderar a reivindicação do investimento”.

Em causa está sobretudo a construção do chamado “caminho fox”, que permitirá aumentar de 20 para 32 o número de movimentos na pista.

O presidente da Câmara entregou durante a cerimónia a Fernando Vieira, diretor do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a Medalha de Ouro da cidade, Grau Ouro, pela forma como tem gerido o aeroporto a favor da cidade e da região. O acto decorreu esta manhã, durante a sessão de comemoração do prémio de Melhor Aeroporto da Europa ao Aeroporto do Porto. A estrutura aeroportuária da ANA – Aeroportos, foi eleita a melhor na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros e a terceira melhor na categoria de mais de dois milhões de passageiros pelo Airports Council International.

A eleição surge no âmbito de um estudo que avalia a satisfação dos passageiros em 34 indicadores, nomeadamente, serviços oferecidos pelos aeroportos, nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

Este é já o nono prémio que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro recebe nos últimos dez anos.