De que está à procura ?

Lifestyle

Ribeira do Porto vai ter hotel de charme

Um novo hotel de quatro estrelas que vai nascer ainda este ano na Ribeira do Porto, fruto de um investimento de sete milhões de euros, recebeu a atribuição da utilidade turística prévia por despacho do Diário da República

No despacho publicado hoje em Diário da República pode ler-se que foi atribuída “utilidade turística prévia” ao “estabelecimento hoteleiro a denominar Hotel Vila Galé Porto Ribeira, com a categoria projetada de quatro estrelas, a instalar no Porto”.

Em declarações à Lusa, via telefone, o presidente do grupo Vila Galé, Jorge rebelo de Almeida, confirmou que a construção do empreendimento junto ao Cais das Pedras, perto da Alfândega do Porto, com vista para o Rio Douro, deverá terminar “no final de 2017, apesar das obras estarem “complicadas”.

“A parte arqueológica está resolvida, mas a obra está complicada, porque os terrenos são difíceis e há problemas com os esgotos”, explicou o empresário.

O hotel de charme de quatro estrelas, que resulta da reabilitação de quatro edifícios na zona do Cais das Pedras e onde estão previstos existir 67 quartos, vai abrir “30 postos de trabalho diretos”, acrescentou o presidente da sociedade Vila Galé Internacional – Investimentos Turísticos.

A atribuição da utilidade turística prévia ao empreendimento do Vila Galé Porto Ribeira dependente do cumprimento de condicionamentos, designadamente o “empreendimento não poderá ser desclassificado, nem “abrir ao público antes do termo do prazo de validade desta utilidade turística prévia”.

Em novembro de 2015, dados apurados pela Lusa junto da Câmara do Porto e da Sociedade de Reabilitação Urbana, referiam que a cidade Porto tinha na calha 30 pedidos de licenciamento para novos hotéis, onde já constava um hotel para ser criado no Cais das Pedras.

Na lista da SRU a que a Lusa teve então acesso, estão enumerados com alvará de construção cinco projetos, um na Rua dos Canastreiros/Rua Cimo do Muro, outro no Largo de São Domingos, um na Rua Fonte Taurina e dois na Rua Infante D. Henrique. Todos a edificar na zona da Ribeira, Património Mundial. Estão também em fase de projeto mais dez hotéis, todos com o pedido feito entre 2014 e 2015, refere a SRU.

Dois novos hotéis vão nascer na Avenida dos Aliados (um deles da empresa de cruzeiros Douro Azul e outro que ocupa cinco números perto do edifício da Câmara do Porto), um outro no Gaveto das Ruas do Almada, Clérigos e Praça da Liberdade, outro na Rua D. Hugo, outro nas Ruas de São João e Mercadores, Rua Chã (perto do Teatro Nacional de São João), Rua Bonjardim (junto à Rua de Santa Catarina), no Cais das Pedras (um projeto aprovado para 40 quartos, perto da Alfândega) e outro projeto para as Ruas das Flores/Ponte Nova.

Em abril de 2014, o centro da cidade do Porto contava com 162 unidades, entre hotéis e hostels e, nessa altura, estavam 24 processos “em fase de licenciamento” e 17 “em fase de obras” relativos a todo o concelho.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA