De que está à procura ?

Motores

Prova de clássicos levou milhares de pessoas ao autódromo do Estoril

O Estoril Classic levou este domingo ao autódromo do Estoril cerca de 22.000 espetadores, num fim de semana com provas de Fórmula 1, protótipos de Le Mans, GT’s e Turismos.

No FIA Masters Historic Fórmula 1, o triunfo foi para Max Smith-Hilliard (Fittipaldi F5A Ford Cosworth), que bateu por pouco mais de dois segundos o Shadow DN5 Ford Cosworth de Nick Padmore, que arrancou da ‘pole’.

A prova do HGPCA Fórmula 1 Pré-1966 teve como vencedor incontestado o Lotus 16 de Joaquín Folch-Rusinol, que deixou o Cooper T51 de Barry Cannel a 12 segundos e o Cooper T45/51 a 18.

Nos protótipos Le Mans, Manfredo Rossi Di Montelera (Abarth Osella PA1) impôs-se à armada dos Lola T70s, dos quais o melhor classificado foi o inglês Jason Wright no segundo posto, seguido de Ross Hyett (Chevron B16).

A dupla lusa Francisco Sá Carneiro e João Cannas (Chevron B16) terminou no 11.º posto, após ter perdido três voltas com uma paragem nas boxes não planeada logo no início da corrida de uma hora de duração.

Graham Wilson e David Pittard (Lotus Elan R26) venceram o Masters Three Hours, prova na qual Francisco Sá Carneiro, João Cannas e Hipólito Pires (Porsche 911) foram os melhores portugueses, no 10.º posto.

Na Fórmula Júnior – FIA Lurani Trophy, Pierre Tonetti (Brabham BT6) foi mais rápido do que Manfredo Rossi Di Montelera (Lotus 22), enquanto João Campos Costa (Lola MK5) foi quinto, mas uma penalização pós-corrida atirou-o para o sétimo lugar.

O programa do Estoril Classic fechou com o Iberian Touring & GT Cars e ao som de “A Portuguesa”, já que Miguel Ferreira (Ford Escort) superou folgadamente o inglês Mark Martin (Ford Cortina Lotus) e o francês Michel Renavand (BMW 2002 Ti).

A organização promoveu ainda a reedição do slalom que marcou durante muitos anos o início e o fecho do Rali de Portugal no autódromo do Estoril, tendo como cabeça de cartaz Markku Álen, aos comandos de um FIAT 131 Abarth.

“Correu tudo muito bem, mas sabemos que temos margem para progredir e estamos determinados em melhorar, caso possamos realizar a segunda edição do Estoril Classic em 2018”, disse Diogo Ferrão, responsável da organização.

O evento contou com 10 corridas de seis categorias diferentes no autódromo do Estoril que este ano celebra o seu 45.º aniversário.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA