De que está à procura ?

Comunidades

Português dirige uma das principais universidades venezuelanas

O Conselho Superior da Universidade Metropolitana (Unimet), em Caracas, decidiu por unanimidade nomear Luis Miguel Da Gama como presidente da instituição e do Conselho Superior da referida casa de estudos.

O empresário lusodescendente, com raizes na Madeira, conhecido por dirigir a rede de supermercados Excelsior Gama, assumiu o cargo substituindo Hernán Anzola, Presidente da Unimet desde 2003.

Licenciado em Ciências Administrativas e Gestão, em 1985, com especialização em Direito Bancário e Financeiro, em 1988, Luis Miguel Da Gama obteve a primeira pós-graduação da Universidade Metropolitana e foi agora nomeado dirigente do mais alto cargo de gestão e representação da instituição.

O madeirense acumulou experiência em empresas financeiras durante os primeiros anos da sua carreira profissional. Em 1989, juntou-se à Excelsior Gama Supermercados, onde desempenhou vários cargo dirigentes até atingir, em 2006, um lugar no conselho de administração.

Luis Miguel Da Gama também pertence aos órgãos de gestão de outras empresas e associações profissionais, sociais e comerciais.

A universidade tem 48 anos e já formou mais de 25 mil alunos. Ao contrário de outros polos universitários, a Unimet está atualmente na capacidade máxima, com 5.850 estudantes matriculados.

 

Questionado sobre a presença de luso-descendentes na referida instituição de ensino superior, Da Gama afirmou ao Diário de Notícias da Madeira que historicamente a comunidade portuguesa tem marcado presença assídua entre os universitários.

“É uma universidade através da qual milhares de luso-descendentes, que atualmente residem em Portugal, adquiriram grande conhecimento. Na verdade, estamos construindo um banco de dados e descobrimos que cerca de 300 formandos na Unimet estão trabalhando e morando em Portugal”, explicou.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA