De que está à procura ?

Portugal

Polícia Municipal de Gaia faz greve na véspera de São João

A Polícia Municipal de Gaia vai realizar sexta-feira um dia de greve, reafirmou o sindicato que agendou a paralisação para a véspera de S. João, tendo a câmara assegurado à Lusa não temer “qualquer problema de segurança”.

Depois de ter feito um pré-aviso de greve no dia 09, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) reafirma hoje em comunicado que mantém a greve para sexta-feira, exigindo a negociação da carreira e alteração dos objetivos do sistema de avaliação, entre outras reivindicações.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse acreditar que “não haverá, nesse dia, qualquer problema de segurança decorrente dessa greve, estando um dispositivo policial preparado e pronto para atuar”.

“A Câmara Municipal não comenta greves. Trata-se de um direito constitucional que deve ser respeitado. O presidente da Câmara Municipal confia plenamente na Polícia Municipal e no seu sentido de serviço público”, acrescentou o autarca.

No comunicado do STFPSN lê-se que estes trabalhadores também “contestam a falta de segurança e de condições operacionais nas instalações da polícia municipal e a falta de equipamentos e de formação específica e estão em luta pela progressão na carreira”.

Conforme apontou o coordenador do STFPSN, Orlando Gonçalves, no dia 09, em causa estão objetivos, que diz serem “obscenos”, definidos no Sistema Integrado de gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), aprovados pela Câmara Municipal de Gaia.

“[Representam] uma verdadeira caça à multa. Uma situação que já se arrasta desde 2008”, descreveu o responsável sindical, apontando que, para cumprirem os objetivos, os agentes “têm que rebocar pelo menos 3.500 carros por ano” e “passar duas multas por dia em média, das quais 30% de forma presencial”.

Tais objetivos estão a vigorar desde a última aprovação, relativa ao biénio 2015/2016, uma vez que “os de 2017 ainda não foram definidos”.

A greve dos trabalhadores da Polícia Municipal de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, tem como duração prevista 24 horas.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA