De que está à procura ?

Colunistas

Marta, Marta

Um dia conheci um padre que andava sempre de chinelos e sem meias, mesmo que chovesse e que tinha umas unhas horrorosas. Melhor, podres. Sim, não me levem a mal o pormenor da descrição.

Sei que os padres, como toda a gente, é criticada ora porque não se cuida – é um desleixado – ora porque anda muito bem arranjado, é um vaidoso.

Sei de alguns que são criticados por andarem de calças rotas como os jovens que diariamente assistem na sua actividade pastoral, e também sei de outros que são criticados porque vestem um bom fato como os executivos que diariamente assistem na sua actividade pastoral.

Eu acho que todos nós, padres ou não padres, devemos encontrar o nosso estilo pessoal mas também adaptarmo-nos à envolvente que nos rodeia. Assim como não vou de vestido de festa para a praia também não vou para uma festa de vestido de praia.

Mas francamente. Porque é que os padres têm de estar descuidados e até mesmo “porcos”? Não é um serviço que também fazemos aos outros, tratarmos de nós?

Já nem falo em auto-estima. Pois, todos sabemos que sejamos mulheres ou homens, andarmos bem arranjados, levanta-nos a auto-estima.

Voltando àquele Padre. Eu acho que ele notava o meu ar de enjoada ou mesmo “enojada” sempre que o via. Muitas vezes ele tentava aproximar-se de mim brincando “Marta, Marta” com um ar malandro. Mas infelizmente nunca lhe consegui dizer porque fugia dele.

Penso que se fosse hoje lhe teria dito, pois podia tê-lo ajudado. Preferi fugir e fazer piadas acerca dele no íntimo da minha casa. Está mal.

Hoje aproveito esta ocasião para pedir a todos os padres, freiras e demais pessoas ligadas à Igreja incluindo leigos: por favor, arranjem-se. Todos gostamos de ver gente gira, como disse um dia um padre numa homilia.

E não é preciso andar “tipo árvore de Natal” como dizia um amigo dos meus pais quando se referia às bugigangas e jóias de algumas senhoras.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA