De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Comunidades

Lori Loureiro Trahan e os lusodescendentes da política americana

Lori Loureiro Trahan, 44 anos, tornou-se a primeira mulher lusodescendente a ter assento no Congresso norte-americano, ao ter sido eleita, nas eleições intercalares dos EUA desta quarta-feira, para a Câmara dos Representantes do Estado de Massachusetts. Com 72% dos votos divulgados, Lori vai vencendo por 61,9%.

Esta foi a primeira vez que a profissional de marketing e consultoria, que entre 1995 e 2005 chefiou a equipa de um membro da Câmara dos Representantes, concorreu a um cargo federal. Em setembro deste ano, a lusodescendente, nascida e criada naquele Estado norte-americano, venceu a nomeação democrata nas eleições primárias do 3.º distrito eleitoral, contra outros nove candidatos. Lori Trahan é apoiada por grandes figuras do Partido Democrata de Massachusetts, como a senadora Elizabeth Warren.

Neta de um imigrante português e de uma imigrante brasileira, Trahan quer dar o seu contributo na legislação da educação, do trabalho, da saúde, imigração, drogas e controlo de armas. As linhas orientadoras da congressista eleita incluem a defesa da igualdade de género, o aumento da participação política das mulheres e a implementação de medidas de proteção financeira das famílias.

Leia mais em Jornal de Notícias.