De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Mundo

Imagine que alguém comprava a sua rua…

Foi num leilão, que Tina Lam e Michael Cheng, um casal que vive na zona de South Bay, comprou o complexo habitacional de Presidio Terrace – com mansões multimilionárias – por apenas 90 mil dólares, menos de 100 mil euros. A venda foi promovida pela câmara de São Francisco para recuperar um imposto que não tinha sido pago pelos moradores.

De acordo com o “San Francisco Chronicle”, a Associação de Proprietários de Presidio, responsável pela zona desde 1905, estava a enviar para um endereço errado os 14 euros de imposto anual.

A dívida chegou aos 994 dólares e a câmara decidiu colocar a propriedade à venda, num leilão na internet, para recuperar o valor da dívida. E foi aí que Tina e Michael entraram em ação. À procura de uma oportunidade para investir no mercado imobiliário, ficaram surpreendidos com o valor daquela propriedade e decidiram arriscar. “Tivemos muita sorte”, revelou o homem ao jornal de São Francisco.

Conscientes do valor de mercado que a propriedade que compraram tem, estão a pensar em rentabilizar o dinheiro gasto. São Francisco é conhecida pelas dificuldades de estacionamento e é nessa área que o casal pensa investir. É que a rua que compraram tem mais de 150 lugares de estacionamento. “Poderíamos aplicar uma renda razoável nesses espaços”, explicou Michael.

Se para Michael e Tina este negócio foi como encontrar uma verdadeira galinha dos ovos de ouro, para os habitantes que sempre moraram ali o negócio é mais uma história de terror. Só tiveram conhecimento que a rua tinha sido vendida no final de maio, quando foram contados por uma empresa, contratada pelo casal, para saber se estavam interessados em comprar as propriedades novamente.

“Fiquei em choque por saber que isto pode acontecer e que alguém se pode aproveita desta forma por um erro”, disse um dos moradores questionado pelo jornal. Em julho, fizeram uma petição para serem ouvidos para rescindir a venda da propriedade e uma audiência foi marcada para outubro. Entretanto, avançaram com um processo contra o casal e a cidade de São Francisco por não ter informado os moradores de que havia uma dívida daquela natureza para ser paga.

Tendo em conta as declarações da porta-voz da equipa responsável por cobrar as taxas das habitações da cidade californiana, a tarefa de recuperar as moradias não vai ser nada fácil.” Noventa por cento dos moradores sabem o que têm que fazer e pagam os impostos a tempo”, disse Amanda Fried.