De que está à procura ?

Portugal

Furacão Leslie: Vodafone repôs 70% da rede

A tempestade que atingiu Portugal continental no fim de semana deixou fora de serviço mais de três centenas de antenas da Vodafone, por falta de energia elétrica, mas a empresa diz que já conseguiu repor 70% da rede.

Numa informação enviada à agência Lusa, a empresa explica que a tempestade Leslie provocou “um impacto considerável na rede Vodafone, principalmente nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria”, e que estava por repor 30% da rede.

“No pico da tempestade, que se deu durante a madrugada de domingo, chegaram a estar fora de serviço mais de três centenas de antenas, quase exclusivamente por falta de energia elétrica”, adianta a Vodafone.

A empresa diz ainda que foram registados “alguns cortes de fibra ótica, na sequência de queda de árvores, mas que foram rapidamente repostos”.

“A rede móvel da Vodafone foi sendo progressivamente reposta ao longo do dia de ontem [domingo], também com recurso à instalação de geradores próprios”, explicou.

A Vodafone acrescenta que as antenas que ainda se encontram fora de serviço “estão exclusivamente dependentes da reposição de energia elétrica, serviço este prestado por terceiros, não sendo por isso possível prever o restabelecimento total do serviço”.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

No domingo à noite, a Altice Portugal revelou que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estavam com serviços afetados, na sequência da tempestade.

Já a EDP Distribuição declarou no domingo o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

Mais de 100 mil consumidores estavam sem energia elétrica no domingo à tarde.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA