De que está à procura ?

Motores

Ford Fiesta 1.0 Ecoboost ST Line 125cv: um carro pequeno com nome comprido

A Ford começou por acertar no design, manteve um pouco as linhas do modelo anterior, mas conseguiu dar-lhes uma nova vida. Os traços são mais modernos, a linha mais desportiva e já não se olha para este utilitário como um “patinho feio desatualizado”, pois tem agora um aspeto mais robusto, ainda mais desportivo e jovem, sem perder o ADN da marca e alguns dos elementos que o identificam como um Ford.

A grelha está mais aberta, os faróis têm agora com um design menos elaborado, mas mais inteligente e bonito e os retrovisores são realmente pequenos, o que lhe oferece um aspeto mais desportivo. Na lateral verificamos linhas retilíneas que sobem em direção à traseira, dando ao Fiesta um estilo mais premium e “rico”.

A traseira é “subida” os farolins são agora rasgados, tem uma assinatura luminosa inconfundível. Nesta versão ST Line ainda contamos com uma ponteira de escape desportiva. Todo este estilo desportivo faz lembrar os automóveis que correm no campeonato do mundo de ralis.

Na versão ST Line o equipamento exterior convence, pois tem pintura bi-tom, jantes de 18 polegadas envolvidas em pneus 205/40R18 Michelin Pilot Sport 4, vidros traseiros escurecidos e luzes LED na dianteira e traseira. Quando as portas se abrem, há sempre uma borracha que surge para proteger a porta do Fiesta e a porta de outros automóveis que estejam parados ao lado.

A lista de opcionais é vasta e para todos os gostos.

Passando ao interior, o design foi totalmente revisto. É mais cuidado e tem materiais agradáveis e aparenta boa construção. As combinações e as linhas não cansam facilmente e dá a impressão de um automóvel de um segmento acima.

O espaço a bordo pode deixar a desejar, uma vez que nos lugares traseiros não é muito fácil viajar se tiver uma estatura mais alta; uma maior abertura das portas traseiras poderia facilitar o acesso a estes lugares.

A bagageira tem 303 litros que podem chegar aos 984 através do rebatimento dos assentos traseiros, o ganho de 27 litros de capacidade face ao seu antecessor coloca o Ford Fiesta ao nível da concorrência.

Ainda no interior, temos uma disposição de comandos e texturas que tornam a tarefa da condução mais prazerosa e envolvente. O volante é em pele perfurada e em “D”, os pedais são em alumínio, a maneta da caixa de velocidades é também nesse material e todos estes comandos têm um estilo desportivo e uma ergonomia formidável, os assentos são confortáveis e tem o apoio lombar necessário para o tipo de automóvel.

No que toca ao equipamento interior, na versão ensiada tínhamos ar-condicionado automático, sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3 em ecrã de 8 polegadas com reconhecimento de voz (opcional), sistema de som B&O (opcional), várias aplicações de imitação de carbono, comandos do rádio e painel de instrumentos no volante, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro (opcional), painel de instrumentos em ecrã TFT, modo “eco”, chave mãos-livres (opcional), espelho retrovisor interior com escurecimento automático, botão de ignição, uma porta USB para os lugares traseiros, cruise control adaptativo (opcional), entre outros.

O sistema Ford Sync 3 é um dos melhores num utilitário: para além de aparecer num ecrã de dimensões generosas, tem uma excelente imagem, é de fácil utilização e tem uma série de funções e aplicações, o AndroidAuto e o Apple CarPlay que permitem estar sempre conectados ao smartphone.

No site da Ford tem à disposição um catálogo de aplicações, onde os utilizadores podem pesquisar as aplicações disponíveis para a sua versão Sync. O catálogo do AppLink inclui também ligações para o iTunes ou Google Play Store, a partir dos quais é possível transferir as aplicações. O melhor é poder-se executar várias tarefas por voz, como mudar de musica, selecionar pastas, entre outros.

O painel de instrumentos é digno de um automóvel de segmento superior, tem igualmente uma boa imagem, aparece num ecrã TFT e revela toda a informação necessária para a circulação, viagem, consumos, reconhecimento de sinais de transito, alertas das ajudas à condução, temperatura exterior, estado do veículo, entre outros.

Tudo é agradável ao volante do novo Ford Fiesta, ainda para mais se estivermos a falar deste ST Line. Nesta versão, o ambiente desportivo interior e exterior, leva-nos a querer que estamos perante um desportivo disfarçado e não é mentira nenhuma.

O novo Ford Fiesta é dos utilitários mais competentes no que toca à dinâmica e ao comportamento em estrada, para não dizer que é na realidade o mais competente da sua classe.

O bom chassi oferece um comportamento quase inacreditável, parece que se pode curvar a que velocidade seja sem sermos surpreendidos.

O Fiesta agarra-se à estrada como uma lapa, em parte devido à configuração de suspensão rígida que não deixa o conforto sair prejudicado. Os travões são bons, o chassi é excelente, a direção é bastante direta, as suspensões estão no ponto e é difícil não ansiar pela versão mais espigada “ST”.

O motor 1.0 Ecoboost também não desilude: 125cv, 170Nm de binário e apenas 3 cilindros. É rápido, económico e divertido, a caixa de 6 velocidades é agradável de utilizar e todo o conjunto parece estar em sintonia. Conseguimos prestações que satisfazem, como uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 9,9 segundos e uma velocidade máxima de 195km/h.

No que toca a consumos, se o pé direito estiver em posição mais vertical, conseguimos médias abaixo dos 6 litros a cada 100km, o que nem sempre é fácil, devido à tentação de esmagar o pedal do lado direito.

O novo Ford Fiesta deixa-nos a pensar que é a prova “viva” de que a marca americana não consegue conceber automóveis maus e também que não deixa de se preocupar com a segurança dos clientes. O Ford Fiesta ensaiado, tinha aviso de transposição involuntária de faixa com vibração de volante, cruise-control adaptativo, aviso de ângulo morto, assistência anti-colisão com alerta de distância, alerta de tráfego cruzado e sensores de chuva e luminosidade. Alguns destes equipamentos só estão disponíveis com o pack “Tech 3” que tem o custo de 737€.

Nos testes EuroNCap o Ford Fiesta conseguiu as 5 estrelas com 87% na proteção dos adultos, 84% na proteção das crianças, 64% na proteção dos peões e 60% nas ajudas à condução.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA