De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Alemanha

Festival português de curtas em Berlim com sessão ao ar live

© Shortcutz Berlin

O festival português de curtas-metragens Shortcutz Berlin apresenta quarta-feira, dia 19 de julho (21h15), uma sessão de curtas ao ar livre, no Tempelhofer Feld. Esta é uma parceria Shortcutz Berlin e Feldkino e a entrada é gratuita.

Programa:

– “Patrioska”, Tiago Araujo
Animação , 9 min

– “Firmamentum Continuitas – The extension of the heaven”, Esteban Riveras
Ficção, 11 min

–  “Nur 2 cm”, Sanela Salketic
Ficção, 8 min

– “Kukuschka”, Dina Velikovskaya
Animação, 9 min

O Shortcutz foi criado pelo português Rui de Brito, diretor da produtora Subfilmes. Apesar de ter começado em Lisboa, o festival depressa ganhou visibilidade e acabou por se transformar numa rede, passando a decorrer em várias cidades. A versão berlinense teve início a 3 de fevereiro de 2011.

Concentrando-se no vídeo como um meio de expressão criativa, este festival tenta refletir a variedade da vida cultural de Berlim e pretende promover novos talentos a nível global. O formato praticado é comum a todas as cidades onde o Shortcutz acontece: todas as semanas são exibidas três curtas-metragens, apresentadas pelo realizador ou por um membro da equipa de realização. Uma das curtas (nacional ou estrangeira) é convidada e as outras duas fazem parte da competição. No final de cada mês, é revelado o nome do trabalho vencedor. Além disso, em cada sessão, o público tem a oportunidade de conversar com os realizadores e/ou participantes da curta.

Outro ponto de destaque e de diferenciação é o local: o Shortcutz não acontecem num cinema tradicional mas sim num bar ou noutro espaço alternativo. A ideia é mudar a forma como os filmes são vistos e aproveitar o ambiente deste tipo de espaços para explorar a dinâmica e a relação entre os cineastas e o público.

O projeto que tem cativado profissionais, estudantes, amadores e muitos apaixonados por filme e vídeo em Berlim pode ser acompanhado através da página de facebook e no site.