De que está à procura ?

Comunidades

Faleceu John Carlos Martins, cônsul de “grande humanidade”

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, expressou “grande pesar e consternação” pela morte de John Carlos Martins, cujo trabalho como cônsul honorário de Portugal em Los Angeles desde 2015 merece “profundo reconhecimento”.

“Nesta hora triste, quero deixar registo do profundo reconhecimento, meu e do Governo português, pela sua grande humanidade e pelos relevantes serviços que prestou ao Estado português e aos cidadãos portugueses e lusodescendentes residentes na Califórnia, quer como cidadão que tanto se destacou na sociedade californiana, tendo, recordo, exercido responsabilidades como Presidente do Município (Mayor) de Artesia, quer na promoção dos valores culturais, da língua e dos direitos da comunidade portuguesa, no âmbito das suas funções de Cônsul Honorário de Portugal”, declarou José Luís Carneiro, em comunicado enviado à Lusa.

O governante recordou que conheceu John Carlos Martins em 2016, na sua primeira deslocação à Califórnia, “tendo então podido testemunhar pessoalmente toda a dimensão do seu trabalho e do seu comprometimento com a comunidade portuguesa, bem como a enorme estima e carinho que esta lhe dedicava”.

Indicou igualmente que reviu o emigrante açoriano na semana passada, durante a visita aos Estados Unidos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

“E mais uma vez, constatei o seu empenho e dedicação à defesa dos interesses da comunidade portuguesa residente em Los Angeles e na Califórnia em geral”, reiterou.

“Importa agora honrar e preservar a sua memória, razão pela qual dirijo esta mensagem de sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e à comunidade portuguesa que tão exemplarmente serviu”, concluiu José Luís Carneiro.

Natural da ilha Terceira, nos Açores, John Carlos Martins tinha 54 anos e vivia desde os dois anos na Califórnia, para onde emigrou com a família. Martins morreu num acidente de moto.

O empresário foi presidente da Câmara Municipal de Artesia, em Los Angeles, entre 2004 e 2010 e vereador da mesma autarquia entre 2001 e 2003.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA