De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Alemanha

Embaixador de Portugal na Alemanha em choque com atentado em Berlim

© Facebook Embaixada de Portugal em Berlim

O embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes, afirmou ter sido “um choque enorme” receber a notícia do ataque contra um mercado de Natal em Berlim, que provocou 12 mortos e 48 feridos.

“Foi um choque enorme. Nós vemos imagens brutais de atentados em vários locais que conhecemos muito bem, como é o caso de Paris e Bruxelas, mas é diferente quando é a cidade onde vivemos e quando são locais tão familiares como aquele onde nós estivemos na véspera ou dois dias antes e onde vamos todos os anos”, disse João Mira Gomes.

O diplomata acredita que o ataque “vai mexer muito com a consciência dos alemães”, numa cidade como Berlim conhecida por ter “uma tradição muito aberta, cosmopolita, internacional”.

Mira Gomes acrescentou que o impacto do ataque será maior, uma vez que atingiu símbolos de grande importância para os alemães, como a Igreja da Memória do Imperador Guilherme e os mercados de Natal, “que são muito importantes na cultura alemã”.

Ainda assim, o diplomata acrescentou que “a Alemanha tem já demonstrado que tem capacidade de ultrapassar estes períodos mais difíceis e que vai saber reagir de uma forma ponderada e equilibrada, sem ignorar que se está a aproximar uma campanha eleitoral”.

Na segunda-feira à noite, um camião abalroou uma multidão que se encontrava no mercado de Natal de Breitscheidplatz, na zona de Charlottenburg, na capital alemã, matando 12 pessoas e ferindo 48. A organização extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado. As autoridades alemãs estão em alerta máximo, uma vez que o suspeito encontra-se em fuga e possivelmente armado.