De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Europa

Doze países europeus detetaram fipronil nos ovos

Doze países europeus já reportaram que foram atingidos pelo caso de ovos contaminados com o inseticida tóxico fipronil.

O caso foi detetado na Holanda no início deste mês e estendeu-se a países como Bélgica, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Suécia e Roménia. Esta quinta-feira, Áustria, Eslováquia, Dinamarca também reportaram a existência destes ovos nos seus circuitos comerciais.

“A empresa dinamarquesa Danaeg Products recebeu um total de 20 toneladas de ovos cozidos descascados de um fornecedor belga. Os ovos foram principalmente vendidos a cafetarias, cafés, cantinas e serviços de ‘catering’ e, muito provavelmente, não foram vendidos em grande quantidade para retalho”, anunciou a Autoridade Alimentar e Veterinária da Dinamarca, assegurando que os ovos não representam riscos para o consumo humano.

“As amostras analisadas na Holanda mostram vestígios de fipronil nos ovos, embora não em níveis prejudiciais à saúde. Mas como o conteúdo é ilegal, a Danaeg Products deverá reclamar os ovos aos seus clientes”, estipulou o organismo.

Na Eslováquia, inspetores de saúde encontraram 21 ovos cozidos de lotes contaminados com num armazém na aldeia de Vrbove, disse à agência AFP o porta-voz do Ministério da Agricultura Zuzana Peiger Acjakova.

Na Áustria, centenas de quilos de ovos cozidos e descascados de um lote alemão suspeito de estar contaminado com fipronil foram vendidos para a indústria da restauração, segundo a imprensa local.