De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Motores

Comissária europeia: os carros a gasóleo estão acabados

As palavras são da comissária europeia da Indústria, Elżbieta Bieńkowska, em declarações publicadas no domingo. A comissária reconhece que a fraude de 11 milhões de veículos de carros a gasóleo do grupo Volkswagen foi o ponto de viragem na perceção de Bruxelas em relação a estas motorizações. “Penso que em alguns anos [estes carros] vão desaparecer completamente. Esta é uma tecnologia do passado”, reconhece Elżbieta Bieńkowska.

A União Europeia vai acelerar a revolução tecnológica no transporte rodoviário e tentar que o Velho Continente continue na liderança nesta indústria mesmo com a concorrência dos Estados Unidos e da China.

A comissária polaca entende ainda que a sociedade “já se apercebeu de que nunca haverá carros a gasóleo completamente limpos – isto é, sem emissões de NOX”.

Os carros a gasóleo representam metade do mercado automóvel europeu e poluem mais do que os veículos a gasolina embora contribuem menos para o aquecimento global. Bruxelas, tendo em conta os problemas de saúde provocados pelos motores a gasóleo, vai poder multar as marcas automóveis que infringirem as regras de emissões. Poderão pagar até 30 mil euros por causa veículo ambientalmente defeituoso, acompanhando a política seguida nos últimos anos pela agência do Ambiente dos Estados Unidos.

A Comissão Europeia também está a preparar mais legislação para restringir a produção de carros com motores de combustão e, desta forma, aumentar a montagem de veículos elétricos.