De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Mundo

China: Porto em destaque nas comemorações do 10 de Junho

O Presidente da Câmara do Porto participa esta quarta-feira nas comemorações do Dia de Portugal na China, onde a Orquestra Barroca da Casa da Música actua. Rui Moreira discursará em Pequim, numa iniciativa promovida pela Embaixada de Portugal e pelo embaixador José Augusto Duarte. A orquestra portuense actua por duas vezes (13 e 14) no Conservatório Nacional de Música da China.

“As comemorações do Dia de Portugal são sempre uma excelente oportunidade e pretexto para darmos a conhecer pelo mundo fora o melhor da nossa cultura, dos nossos criadores artísticos, da nossa identidade nacional e do que nos torna únicos. Foi neste espírito que optei por dedicar as celebrações, este ano, na capital chinesa ao tema: “Kangxi, Porto e o Barroco”, explicou o embaixador José Augusto Duarte.

Kangxi, um dos mais conhecidos imperadores da Dinastia Qing, governou a China entre 1662 e 1722, e teve entre os seus mais destacados conselheiros um Jesuíta da região do Porto, Tomás Pereira, importante pelo papel que teve nas negociações que levaram ao primeiro tratado de delimitação de fronteiras da China com a Rússia, mas, também, por ter transmitido ao imperador o gosto pela música barroca. “Celebrar o Dia de Portugal é evocar os melhores de nós no passado, inspirarmo-nos nos seus exemplos e valorizar os que fazem o mesmo nos dias de hoje na Cultura e na Economia”, refere o diplomata.

Os concertos terão o patrocínio de uma empresa da Região do Porto, a Super Bock, e terão quase duas mil pessoas a assistir. Juntam-se a estes espetáculos, eventos dedicados a importadores, distribuidores e meios de comunicação chineses que, neste momento, estão muito curiosos sobre a cidade do Porto, sendo de esperar uma cobertura noticiosa alargada, tendo Rui Moreira marcada uma entrevista numa das mais importantes cadeias de televisão chinesas.

O executivo liderado por Rui Moreira tem vindo a estabelecer parcerias e contactos bilaterais com várias cidades chinesas, recebeu recentemente uma delegação de Xangai, liderada pelo vice-presidente da Câmara e uma delegação da importante potência económica de Shenzhen também esteve no Porto, depois de Rui Moreira ter visitado a cidade e Macau numa outra visita de captação de investimento.