De que está à procura ?

Desporto

Benfica segura liderança com empate contra o Sporting

© MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O Benfica empatou  em casa do Sporting (1-1), com o resultado do ‘dérbi’ a garantir que os ‘encarnados’ continuam na liderança no final da 30.ª jornada da liga portuguesa de futebol.

Num jogo intenso e bem disputado mas com poucas oportunidades de golo, uma grande penalidade do ‘capitão’ leonino Adrien Silva, aos cinco minutos, e um golo de livre direto do sueco Victor Lindelof, aos 66, fizeram mexer o marcador num ‘dérbi’ que era apontado como decisivo para as contas do título.

O tricampeão Benfica passa, assim, a somar 72 pontos, mais quatro que o FC Porto, que joga no domingo com o Feirense, e mais oito que o Sporting, que interrompeu uma série de cinco vitórias consecutivas.

Em Alvalade, os ‘eternos rivais’ disputaram o duelo 300 entre si, numa partida acesa na qual os homens da casa entraram melhor, aproveitando para chegar à vantagem num erro de Ederson, que cometeu falta sobre Bas Dost.

O Benfica reequilibrou, depois, a partida, estando por cima do jogo até ao golo, ainda que o avançado holandês dos ‘leões’ tenha tido, pouco antes do empate, uma oportunidade soberana para fazer o 2-0.

Depois do 1-1, os ‘verde e brancos’ procuraram o 2-1 para encurtar distâncias para o rival, que estava em risco de deixar a liderança à mercê dos ‘dragões’, mas o empate acabou por imperar no final do jogo.

A partida ficou ainda marcada pelas homenagens e pelo minuto de silêncio guardado em memória do adepto italiano atropelado mortalmente esta madrugada junto ao estádio da Luz, depois das manifestações de pesar de Sporting, Fiorentina, Benfica e outras entidades, mas também da troca de acusações entre Bruno de Carvalho e Luís Filipe Vieira.

No Funchal, o Marítimo venceu o Belenenses por 3-0 e ‘estragou’ a estreia de Domingos Paciência no comando técnico dos lisboetas, com um ‘bis’ do brasileiro Raúl Silva (09 e 59 minutos) e outro do guineense Keita (76).

O resultado deixa os insulares no sexto lugar, com 47 pontos, enquanto o Belenenses somou o sexto desaire consecutivo e continuam no 12.º lugar com 32 pontos.

O Estoril-Praia bateu em casa o Vitória de Setúbal por igual resultado, com golos de Kléber, de grande penalidade (12 minutos), Carlinhos (41) e Eduardo (82), passando a somar 31 pontos e provisoriamente no 14.º lugar, enquanto os ‘sadinos’ continuam o campeonato tranquilo no 10.º posto, com 35.

No jogo entre os dois últimos classificados, o Tondela venceu o Nacional por 2-0 e deixou a lanterna-vermelha para os insulares, que somam 20 pontos, menos três que o adversário de hoje.

Os viseenses chegaram ao segundo triunfo consecutivo com golos de Jaílson, de grande penalidade aos 63 minutos, e de Osório, aos 76, passando a somar 23 pontos, a um do Moreirense, primeiro clube acima da ‘linha de água’ no 16.º posto e que na segunda-feira recebe o Desportivo de Chaves (oitavo).

No domingo, o FC Porto recebe o Feirense pelas 20:15 em busca de encurtar a diferença para os ‘encarnados’ para apenas um ponto, enquanto a luta pelo quarto lugar se joga no Paços de Ferreira-Braga (16:00) e no Vitória de Guimarães-Boavista (18:00).

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA