De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Portugal

Baião vai construir em 2018 percurso pedonal junto ao rio Douro

Baião vai construir em 2018 um percurso pedonal junto ao rio Douro, na Albufeira da Pala, com meio quilómetro de extensão, avançou esta terça-feira à Lusa o presidente da câmara, que prometeu mais 500 metros numa segunda fase.

Paulo Pereira afirmou que a primeira fase do percurso conta com comparticipação do programa Portugal 2020 e representará um investimento de cerca de 300 mil euros.

Assinalou também que a intervenção permitirá reabilitar a zona junto ao rio, correspondendo à vontade da população e dos agentes turísticos. A obra incluirá mobiliário urbano, iluminação e elementos da flora típica do concelho, nomeadamente as laranjeiras da Pala.

“É uma das zonas bonitas do concelho. Ficámos muito satisfeitos com a aprovação desta candidatura”, comentou, frisando que a autarquia assumirá 15% do investimento.

Os trabalhos evoluirão junto à Estrada Nacional 211, na margem direita do Douro, e contemplará partes em betão e elementos em madeira, nas zonas mais próximas do talude.

O presidente estima que a empreitada (primeira fase) arranque no primeiro semestre de 2018, prolongando-se por cerca de meio ano.

A segunda fase, para a qual ainda se aguarda autorização das entidades competentes para posterior candidatura à captação de fundos, vai contemplar o prolongamento do percurso pedonal, por mais 500 metros, mantendo a linha arquitetónica.

Também para aquela zona junto ao rio Douro está previsto um centro náutico, para dar apoio às atividades desportivas que se realizam regularmente na albufeira, incluindo o mundial de motonáutica.

O projeto já está a ser realizado e prevê-se que o futuro equipamento comporte instalações de apoio aos turistas que visitam a zona, nomeadamente um bar de apoio e sanitários.