De que está à procura ?

Comunidades

Atriz portuguesa protagonista da curta-metragem multi premiada “I Am Henry”

A atriz portuguesa Maria de Lima é protagonista na curta-metragem multi premiada “I Am Henry”, que está selecionada para o Film Fest Internacional, que decorre em Londres entre 18 e 26 de fevereiro.

O filme mostra o rei inglês Henrique VIII na hora da morte, durante a qual contempla a vida e discute a sua conduta com os fantasmas das pessoas mais marcantes do seu passado, nomeadamente as ex-mulheres Ana Bolena e Catarina de Aragão e o filho Henrique, morto em criança mas que aparece como adulto.

Maria de Lima interpreta a figura da primeira mulher, Catarina de Aragão, “personagem fascinante” que já tinha interpretado anteriormente numa peça de teatro também em Inglaterra, em 1999.

“Quando surgiu esta oportunidade achei que era uma maravilha, porque ambas são visões diferentes das outras abordagens a este período da dinastia Tudor”, disse à agência Lusa.

O filme, conta, mistura factos históricos com um suposto “mundo sentimental e íntimo” do rei inglês, que anulou o casamento com a princesa espanhola para casar com a sua dama de companhia Ana Bolena, a qual acabou por mandar decapitar por esta também não ter dado à luz um herdeiro.

“I Am Henry” já foi distinguido com três distinções na Accolade Global Film Competition, em Los Angeles, e seis prémios na categoria de curtas metragens do Festival de Cinema de Los Angeles de Hollywood, incluindo o de melhor Realizador, melhor Argumento e de melhor Ator.

Para o Film Fest Internacional, está nomeado para quatro prémios: melhor realizador e melhor edição de curta metragem, melhor guarda-roupa e melhor caracterização.

Maria de Lima está radicada no Reino Unido há cerca de 20 anos, apesar da carreira bem sucedida na televisão, cinema e teatro em Portugal.

Nos últimos anos, desenvolveu uma colaboração e participou em vários espetáculos do encenador e dramaturgo norte americano Gerald Thomas, que durante anos esteve sediado no Brasil e que no passado trabalhou com Samuel Beckett e Heiner Müller, entre outros.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA