De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Alemanha

Alemão apresenta livro que é uma “declaração de amor a Portugal”

O autor alemão, Eberhard Fedtke, apresentou esta sexta-feira à noite, em Berlim, o livro “A Caminhada – um alemão em Portugal” que narra mais de 40 anos de histórias sobre o país a que chama de segunda casa.

O livro, publicado pela editora Oxalá, “é uma declaração de amor a Portugal de Eberhard Fedtke”, disse a jornalista portuguesa Cristina Dangerfield-Vogt, responsável pela apresentação da obra em Berlim.

“Absolutamente”, concordou o autor que, além de alemão, se sente minhoto onde tem laços familiares e residência permanente.

Fedtke explicou que a afeição por Portugal se deve à paz que encontra no país, “o único sítio na Europa onde se encontra calma”, tal como “a alegria dos portugueses, que estão sempre bem-dispostos”.

A gastronomia portuguesa também conquistou o autor, referindo que “para os portugueses, comer é um assunto sério” ainda que não entenda “a moda de comer uma refeição quente duas vezes por dia”.

O livro narra pequenos momentos vividos pelo autor ao longo de 44 anos de ligações com Portugal, viajando pelos costumes, cultura e detalhes geográficos do país, focando-se no comportamento dos portugueses com que se cruza pelo caminho.

O autor “descreve amorosamente” regiões como o Minho, Madeira, Açores e Lisboa “sem perder a objetividade”, explicou Cristina Dangerfield-Vogt, acrescentando que Fedtke “dá a sua opinião e toma posição, embora cautelosamente” sobre o dia-a-dia português.

O autor alemão gosta de fado, que ouve de olhos fechados, devido “à mistura da esperança com a vida, dos amores, dos sonhos” e vê a música como uma forma de perceber os portugueses: “são todos fadistas”.

Fedtke veio a Portugal para um estágio e acabou por casar com uma portuguesa em 1972. O lugar de eleição do autor é a Encosta da Caniçada, no Gerês, onde tem casa, seguida da praia de Matosinhos onde se encontra “o povo português em todas as suas alternativas”, disse.

Eberhard Fedtke estudou Direito, Administração de Empresas e Filologia. É doutorado em Direito e Economia e Ciências Sociais. Foi docente na Academia Alemã dos Advogados em Berlim e é, desde 2011, professor convidado da Universidade do Minho, em Braga. Na Alemanha foi diretor-geral da cadeia de supermercados ALDI.

O autor conta com 20 livros publicados na área de Direito e Economia, cerca de 120 publicações de caráter jornalístico e ficções em revistas.

Com 16 capítulos, o livro tem ilustrações de Philipp Heinisch e tradução de Inês Pedro da Agência de Tradução de Carla Batuca-Branco.

Esta é a segunda edição da obra, editada pela Oxalá, uma editora sediada em Dortmund, na Alemanha, dedicada aos autores da Diáspora, com enfoque no mundo lusófono