De que está à procura ?

Publireportagens

Ajude a Ajudaris!

A Ajudaris é uma associação particular de caráter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública desde 2008.

Sem ajudas estatais, desenvolve projetos de intervenção social que visam combater a fome, a pobreza e a exclusão social, através da educação e formação.

Um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da instituição é o “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, e que vai para a sua 10ª edição.

Envolvidos no mesmo, estão mais de 900 estabelecimentos de ensino solidários, cerca de 40.000 pessoas entre crianças, pais, professores, figuras ilustres, ilustradores profissionais e novos talentos e voluntários a nível nacional e internacional, intensamente empenhados na concretização e alargamento contínuo deste projeto que promove a leitura, a escrita e a ajuda aos que mais necessitam. Em 2018, com a participação de várias comunidades portuguesas, o projeto das “Histórias da Ajudaris” ganhou mais vida e importância, pelo abraço do Instituto de Camões e das várias escolas com ensino da língua portuguesa.

A Câmara Municipal do Porto, cedeu à Ajudaris instalações que visam alargar o leque de ajuda e compromisso para com a nova comunidade onde estamos inseridos. Sendo uma zona com muitos jovens, idosos e famílias, e querendo criar um espaço aberto a toda a comunidade com a oferta de atividades ligadas à cultura, educação e ao desporto, “gostaríamos de poder dar o melhor de nós e do espaço para que se sintam bem, evitando o insucesso escolar, a delinquência, o isolamento social, entre outras problemáticas. Principalmente, levar a esperança e alargar o leque de oportunidades a estas crianças e jovens”, explicou a diretora Rosa Mendes ao BOM DIA.

Contudo, as limitações são bastantes e alguns dos principais problemas apontados ao espaço são o telhado da cantina, que deixa chover lá dentro, as condições do campo de futebol e basquetebol e a falta de instrumentos musicais.

Sabendo da solidariedade típica de todos os portugueses e das comunidades emigradas, e dado que não temos ajudas estatais, toda a ajuda é bem vinda! “Será uma enorme alegria, podermos criar uma ponte entre as comunidades portuguesas, de forma a aproximarmos as culturas e ligações com o país de origem”, explica Rosa Mendes.

As forma de ajudar são muitas: clique aqui para saber como ajudar a Ajudaris.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA