De que está à procura ?

Europa

Agrocluster Ribatejo ajuda empresas a concretizar negócios na Suíça

Mostra da Agrocluster Ribatejo em Genebra, na Suíça

No âmbito da estratégia de apoio à internacionalização das suas empresas associadas, o Agrocluster Ribatejo tem dinamizado a realização de ações onde a exposição e prova dos produtos assume lugar de destaque. Este tipo de abordagem direta tem tido grande retorno, com muitas das empresas que nelas participam a obterem resultados práticos num curto espaço de tempo. Na sequência da ação na Suíça, realizada em novembro, três empresas já concretizaram vendas para este país.

No passado mês de novembro, o Agrocluster Ribatejo levou a Genebra, na Suíça, um conjunto de produtos das empresas associadas para organizar uma mostra de produtos direcionada exclusivamente para profissionais. Não se confinando o trabalho apenas ao evento, o Agrocluster quis conhecer os resultados práticos desta ação e ficou a saber que três das empresas participantes já concretizaram efetivamente negócios.

“Mesmo antes de terminar o evento já estava receber pedidos de contacto que depressa se transformaram em encomendas”, disse Bruno Pinelas, da empresa Eduardo Loureiro, Lda., em relação à mostra de Genebra. Beatriz Caseiro, da empresa Leonor Concept Lda. afirmou ainda em relação ao mesmo evento, que “a realização desta mostra se revelou um excelente investimento. Além de ter originado uma nota de encomenda imediata após o evento, trouxe-nos um novo leque de clientes qualificados na Suíça, que estamos certos trará mais encomendas no médio prazo”, fez saber a profissional.

Quem também já concretizou negócios na sequência da mostra à Suíça foi a Unique Portuguese Taste, Lda. De acordo com empresário Manuel Rosa, “a realização da mostra promocional à Suíça foi de grande importância para a nossa empresa e muito benéfica para o nosso negócio. Foi de facto mais um passo importante para a internacionalização da nossa marca e produtos”, constatou.

Mas os esforços de internacionalização do Agrocluster não se ficam por aqui. A estratégia de apoio às suas empresas associadas no que diz respeito aos mercados internacionais é contínua, pelo que o cluster continua a realizar constantemente ações de apoio à internacionalização, quer em território nacional, quer em território estrangeiro.

img_6306

Agrocluster apresentou azeites dos associados a trading

Uma das últimas ações este tipo aconteceu no dia 4 de janeiro. O cluster organizou em Torres Novas um encontro entre uma trading portuguesa de produtos alimentares e três empresas produtoras de azeite.

A trading, que iniciou atividade com o objetivo de criar serviços especializados para o desenvolvimento da atividade comercial além-fronteiras, esteve no distrito de Santarém com o propósito de conhecer empresas produtoras de azeite. “O objetivo destas reuniões é estabelecer contactos de forma a iniciar possíveis negócios, colocando azeite em diversos países, tais como França, Polónia, Colômbia e México”, revelou a responsável Isabel Marques, que se mostrou bastante agradada com o acolhimento do Agrocluster e com os produtos que teve oportunidade de conhecer. Os azeites das empresas Diterra – Comércio Agro-industrial, Lda., Divinis SA e Jerónimo Pedro Mendonça de Abreu Lima foram os produtos apresentados a esta empresa, que tem como objetivo procurar exatamente o tipo de produtos que os seus clientes no estrangeiro lhes demandam. “Parece-me, de acordo com aquilo que constatei, que existem reais oportunidades de negócio”, revelou a profissional.

O mesmo tipo de abordagem, focalizada no produto, está já a ser trabalhada pelo Agrocluster para o mercado do Brasil. Tendo em conta o interesse de uma trading de Salvador em adquirir queijos, enchidos, azeites e vinhos, o Agrocluster efetuou já um levantamento junto das suas empresas associadas, tendo enviado a informação das mesmas, bem como dos seus produtos e marcas, para a trading brasileira. Na próxima semana, seguirão os produtos para o Brasil.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA