De que está à procura ?

Motores

Abarth 595 Competizione: calafrios e música

O Abarth 595 Competizione é um automóvel que dá calafrios, que coloca nos nossos ouvidos as grandes vozes da música italiana, mas que também pode provocar dores nas costas…

A sensibilidade dos italianos a construir automóveis é absolutamente fantástica. Nos italianos vemos pormenores que dificilmente encontramos num automóvel alemão e ainda podemos contar com a loucura da engenharia italiana, ou seja, colocar um motor 1.4 a debitar 180cv ou ainda colocar um motor 1750cc a oferecer 240cv como acontece no Alfa Romeo 4C por exemplo.

carzoom2_086

O Abarth 595 Competizione, não se deixa confundir com um Fiat 500 comum. Começamos logo pela frente, que adopta uma grelha aberta, entradas de ar de tamanho generoso e troca o emblema da Fiat pelo símbolo do escorpião.

A altura ao solo é também mais reduzida face ao 500 normal e as jantes de 17 polegadas pintadas a preto mate com os estribos dos travões a vermelho e os discos perfurados, ajudam a perceber de que se trata de um automóvel com alma.

Para terminar, este carro tem um spoiler traseiro e um difusor que alberga as quatro saídas do escape “Recorde Monza”. A carroçaria adopta ainda um emblema de cada lado que revela que se trat da versão 595.

Entra-se dentro do Abarth 595 Competizione e é-se acolhido com um interior escuro, baquets da Sabelt que oferecem um apoio lombar digno de competição.

O volante tem uma boa pega. As informações, aparecem todas no quadrante, que adopta um pequeno ecrã e também se altera consoante o modo de condução, “normal” ou “sport”. No quadrante temos informações acerca da força G, consumos, quilometragem, e aceleração, entre outros. Do lado esquerdo há um manómetro da pressão do turbo.

carzoom2_080

Todo o interior tem um ambiente envolvente e uma boa insonorização, o que leva a andar sempre de vidros abertos para ouvir o barulho do escape.

Este ambiente extraído de um verdadeiro carro de corridas, assume outro significado quando damos à chave e a nota de escape é simplesmente bela, tão bela, que só faz querer andar no redline a toda a hora.

A carteira é que sai prejudicada: os consumos no nosso ensaio, com pés de lã, não baixaram dos 10,4 litros a cada 100kms e a fundo.

carzoom2_058

Não se pode esquecer que o Abarth 595 Competizione conta com um motor 1.4 litros turbo com 180cv dotado de pedigree, que satisfaz desde as 2000 quase até às 6000 rotações. É um automóvel com uma força verdadeiramente formidável e mais uma vez o som da nota de escape em conjugação com o som do turbo é absolutamente fantástico.

Não só de motor se faz um automóvel. Não nos podemos esquecer que o Abarth 595 Competizione tem uma distância entre eixos bastante curta, mas esta distância, não invalida a performance invejável. As suspensões são bastante sólidas e os travões são uma maravilha, ou não estaríamos a falar de um sistema de travagem Brembo com discos perfurados de 305mm e estribos de 4 pistões.

A caixa de 5 velocidades tem um manuseamento digno de registo, é bastante suave, tão suave, que conseguimos trocar de caixa sem embraiagem com a maior das facilidades. O prazer de condução fornecido pela caixa é constante!

carzoom2_030

Travar pode ser assustador, estamos a falar de um automóvel com cerca de 1100kg, com um sistema de travagem realmente forte, uma distância entre eixos curtinha, que pode ser fatal quando o tentamos provocar demais. Torna-se bastante fácil o Abarth 595 dar uma volta sobre si próprio. O que quer dizer, que para abusar, convém ir à manicura arranjar as unhas!

A posição de condução estranha-se mas depois entranha-se, é alta. O assento não tem regulação em altura e o volante não tem regulação em profundidade.

carzoom2_078

O Abarth 595 Competizione, é o Fiat 500 de 30.000 euros que todos gostaríamos de ter. A nota de escape faz grande parte dos hot hatches mais potentes parecerem meninos e a condução é verdadeiramente desafiante.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA