De que está à procura ?

Luxemburgo

Secretário de Estado respondeu às perguntas dos leitores do BOMDIA

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O BOMDIA propôs aos seus leitores que enviassem perguntas a colocar ao Secretário de Estado das Comunidades Europeias que esteve no Luxemburgo entre quarta e sexta-feira.

Recebemos mais de uma dezena de questões, entre as quais seleccionámos três que colocámos a António Braga ao final da tarde de sexta-feira na conferência de imprensa que deu antes de regressar a Portugal.

As perguntas seleccionadas foram:

1) O senhor Secretário de Estado também veio ao Luxemburgo procurar vender dívida soberana?

António Braga não se excusou a responder: “Portugal está a fazer tudo o que lhe compete para cumprir os compromissos e os resultados estão a vista”, disse. Segundo afirmou “a procura ultrapassou a oferta e este ano vamos cumprir o prometido, atingir um défice de 4,6%”, explicou, concluindo que “Portugal está a fazer o trabalho de casa”. António Braga não mencionou se falou ou não deste assunto com as autoridades luxemburguesas.

2) Se o senhor Secretário de Estado perdesse o cartão de cidadão esta manhã como é que conseguiria regressar a Portugal?

Na sua questão, este nosso leitor faz referência de forma humorística à lentidão dos serviços consulares, e António Braga afirmou – sem referir directamente as dificuldades do Consulado – e respondendo à questão em primeiro grau, explicando que existe um documento de substituição urgente, que é passado na hora e que permite viajar até Portugal. “Compreendam que construir um cartão num curto espaço de tempo é impossível”, explicou António Braga acrescentando que as soluções práticas em casos urgentes como este existem.

3) Que está a ser feito para fazer da RTPi uma verdadeira televisão e não um mau canal para emigrantes?

“Está em curso uma reorganização dos programas para reflectir todas as componentes da cultura e uma componente informativa”, disse António Braga, explicando que a RTP Internacional quer também “permitir que os portugueses possam seguir actualidade”. O Secretário de Estado manifestou satisfação pelo facto de já não haver “programas desfasados em função dos fusos horários nas diferentes partes do mundo” e deixou uma promessa: “Vamos rever a programação para ter uma televisão internacional que cumpra o papel de verdadeiro serviço público”.

António Braga agradeceu aos leitores do BOMDIA as questões colocadas e, diga-se em abono da verdade, o Secretário de Estado respondeu-lhes com “fair play” e boa disposição.

[ Um projecto de escola portuguesa no Luxemburgo não será discriminado ]

[ Luxemburgo vai ter língua portuguesa no pré-escolar como opção ]

[ Opinião: Uma escola portuguesa com certeza! ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA